sábado, 28 de agosto de 2010

Novidades do SCODRFB, por Victor Amaro...




E aí moçada, tudo beleza?

Depois de um tempinho sem postar, por esquecimento e coisas mais... :P venho falar sobre algumas coisas que andei “fuçando” no site do Supremo Conselho, vi que temos o novo Estatuto e Regras aprovado no último CNOD em Brasília...

Quem tiver alguma curiosidade e quiser dar uma olhadinha também, este estatuto está bem mais “destrinchado” e de mais fácil entendimento, comparando ele com o anterior (2007), para visualizar ele, dá uma acessada nesse link:


Pooouco grande, mas interessante, mostra também um link para baixá-lo, necessitando ser cadastrado no site para tal acesso, para se cadastrar basta ter seus dados em mãos, o número do seu DeMolay Card e se Sênior Alumni, seu número de associado, depois de cadastrado, só aguardar a confirmação da equipe do site para poder navegar e ter acesso a alguns privilégios a mais...

Seria interessante que os Capítulos tivessem em mãos todos esses documentos, e mais legal ainda seria formar grupos de Irmãos para discutir e estudar essas “regrinhas”, pois eu acredito que muita gente não conhece e nem encostou a mão nesses documentos...

Sei que é um “pé no saco” para muita gente, mas como todos fazemos parte da Ordem, é interessante discutir esses assuntos também. Eu que já sou um “coroa” procuro sempre estudar sobre, pois quanto mais informação melhor, para poder ajudar no nosso Capítulo...

Bom, vou indo nessa galera, qualquer coisinha estou sempre ae ;)

Abraço a todos, ótimo fim de semana para vocês!!!


Coroa Victor

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

TIRIRICA PARA MESTRE CONSELHEIRO por Wilson Negrão




Você sabe o que faz um Mestre Conselheiro? Eu não sei, mais vote em mim que se eu ganhar eu te conto... E assim... Com essa frase épica... Que Tiririca é eleito Mestre Conselheiro.

Os tios do Capítulo não gostaram, afinal eles sabem que o “garoto” Tiririca não era a melhor opção. Possui carisma, tem um jeito humilde é engraçado, mas tem cara de quem não leva as coisas a sério. O que mais contribuiu para a eleição dessa figura foi o concorrente, ele era um irmão mais velho de Ordem, e tinha fama de ser muito “CHATO”.

Tiririca achou que daria muito trabalho montar uma escala de aviso, então começou a avisar os dias de reunião por meio de um papel afixado na porta do templo “Ei Abestado, sabado tem reuniao, é 2 horas Tah, se atrazar num tem probrema não! Agente comessa quando todo mundo chega, Bjus na Bunda”.

A maioria dos irmãos começou a faltar nas sessões porque não gostou da nova lista de avisos, então MC TITI (como ele gostava de ser chamado) teve a brilhante idéia de fazer churrasco e futebol antes da sessão, assim todos viriam se divertir e depois ficariam para a parte “chata”. MC TITI revolucionou, limitou as atas a terem no máximo 200 palavras e a cantar só duas estrofes do hino nacional. Só não implantou o dia de ir só de cueca no Demolay, porque o Grande Conselho interviu

Quando dois membros tiveram uma discussão, MC TITI bateu um papo com eles “Qual é, qual Foi, porque tu ta nessa?” Usou o dinheiro da filantropia para fazer churrasco, segundo ele “do que adiantaria ajudar as pessoas se agente não pudesse se ajudar”. Com o tempo os membros começaram a questionar a competência de MC TITI.

No fundo todos já sabiam que ele não era lá grande coisa para administrar, mas o concorrente CHATO era muito chato, e com certeza sua gestão seria a chatice em forma de gestão. Para se ter uma idéia o concorrente chato fazia atas extensas, cobrava presença nas campanhas e só porque ficava uma semana inteira preparando aula e material para os iniciativos, se achava no direito de cobrar esforço e empenho dos garotos (QUE CHATO).

Aos Demolays que elegeram MC TITI, meus sinceros PARABÉNS, afinal cada grupo tem o líder que merece. Vivo em um país em que personagens humorísticos, mulheres frutas e jogadores decadentes se candidatam (nada contra) a democracia garante a eles esse direito, mas não insultem minha paciência com propagandas idiotas. E podem ter certeza... EU NÃO VOTO EM VOCÊS.

Tiririca é um personagem criado pelo ator Francisco Everardo Oliveira Silva. As críticas que fiz nesse post não dizem respeito ao ator, mais sim ao personagem! (essa ultima frase foi para evitar problemas com a censura)

Abrs WILSÃO


quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Sem Elos Fracos, por Danilo Barbosa


E ai meus queridos? Como vocês estão?

Eu posso garantir que estou sentindo muito a falta de vocês meus Irmãos Amigos!

Meu assunto hoje é justamente este: Fraternidade!

Vocês sabem o motivo pelo qual nos tratamos como irmãos?
Com certeza vocês pensaram que é a ordem é uma irmandade, logo nos tratamos assim. Claro vocês estão corretos, mas eu posso garantir a vocês que ainda tem um significado ainda mais complexo.

Segundo Fernando César Gregório, autor de “Ordem De Molay Ensaio sobre a Irmandade dos Jovens Cavaleiros”, “a palavra fraternidade vem do vocábulo latino fraternitatis, e significa um laço de parentesco entre irmãos, ou uma irmandade, onde há um forte vínculo de solidariedade e camaradagem entre pessoas pertencentes à mesma organização, que comungam de um mesmo ideal”.

Deste modo, ser irmão significa estar sempre disposto a ajudar outro irmão. Significa ter os mesmo ideais da busca de um futuro melhor. Significa ter amor fraternal.

O amor fraternal é o primeiro dever dos membros da Ordem, esse sentimento faz com que desejemos sempre o melhor entre nós. A força da fraternidade reside na soma da força dos laços que os membros do grupo têm. Na Ordem DeMolay não existe elos fracos, pois sempre podemos contar um com os outros.

Uma antiga lenda nos conta que um velho e sábio homem, no seu leito de morte, mandou que chamassem seus filhos e pediu que cada um trouxesse uma vara.

Todos os irmãos ficaram curiosos com o pedido do pai, mas buscaram cumprir seu desejo.

Quando todos estavam ao seu redor, o homem mandou que o filho mais novo quebrasse sua vara ao meio, o que ele fez com certa facilidade.

Após isto, pediu que juntassem todas as varas num só feixe e mandou que o filho mais velho e forte também o quebrasse ao meio.

Este, por mais força que fizesse não conseguiu quebrar o feixe de varas. Vendo isso o velho sábio disse: assim também são os irmãos, sozinhos podem ser facilmente derrotados pelos inimigos, ou seja, podem ser quebrados um a um; mas unidos como um feixe serão indestrutíveis. Por isto eu vos digo, que é muito bom e suave que os irmãos vivam em união, pois daí surgirá uma energia criadora e inquebrantável.

O que é ser irmãos?

Pensem nisso!

Um grande abraço meus IRMÃOS. Danilo” (mesmo longe, sempre com vocês).

domingo, 15 de agosto de 2010

FASES por Wilson Negrão



Fases são relativas, o que são fases para uns é apenas bobagem para outros, mais todos concordamos que passamos constantemente por elas. Quem nunca teve a fase de usar só roupas pretas, não querer nada com a vida, indeciso com que faculdade (medicina, arquitetura ou moda), questionar sua opção sexual (meu lado feminino é lésbico) e por ai vai. Na Ordem Demolay, as fases são essenciais, e a passagem por essas fases é que garante a sobrevivência da ordem.

A primeira fase é quando você entra, chamo de fase de se situar ou boiando se preferir. Nessa etapa você não precisa fazer nada! Exceto aprender e observar, e com o tempo se enturmar, não com um grupinho em específico mais com todos os irmãos.

A segunda fase é por em prática, fazer cargos, cerimônias, candidatar-se, tomar bronca de tio, mostrar trabalho. Nessa fase aparecem as maiores dores de cabeça (se você acha que não, candidate-se) e com as responsabilidades vem o reconhecimento. É a fase que mais deixa saudade.

A terceira fase é a mais difícil, nela você tem que aprender a parar “largar o osso” como se diz. Justamente quando suas opiniões ficam melhores e mais apuradas é a hora de usá-las o menos possível e deixar os mais novos aprenderem. Essa fase seria uma aposentadoria, entretanto cabe aos “vovôs” ensinar, preparando os mais novos para percorrer todas essas etapas.

APRENDER FAZER ENSINAR são os três verbos que melhor caracterizam as fases do Demolay.


Abrs Wilsão

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Honrarias e Prêmios – Parte II, por Victor Amaro



Fala moçada, tudo certo? Vamos voltar aos posts sobre honrarias e prêmios...

Hoje vou falar sobre o Grau de Chevalier, que como todos sabemos, é um grau de honraria, concedida aos membros que se destacaram e fizeram um ótimo trabalho dentro da Ordem DeMolay.
Seguindo a isso, o Supremo conselho poderá conferir o Grau somente a um membro da Ordem DeMolay ou a um Sênior DeMolay que tenha sido um membro conceituado durante um período mínimo de quatro anos consecutivos.

As indicações deverão ser feitas pelos Mestres Conselheiros Estaduais, que poderão indicar qualquer membro que seja qualificada a receber esse Grau, somente um por ano.

Todo ano, os membros das Cortes deverão cumprir o “compromisso tradicional” de acordo com sua promessa, relatando-o em um formulário fornecido pelo Grande Secretário do Supremo Conselho.

O Grande Conselho que estiver fazendo a indicação ficará responsável pela correta qualificação do candidato, realizando todos os procedimentos para o mesmo.

(Informações retiradas do regulamento do SCODRFB do ano de 2007).

Resumindo galera, esse Grau tem a função de relatar alguns Irmãos que fizeram bem à Ordem DeMolay, onde nós, devemos sentir muito orgulho em saber que temos Irmãos assim, e que também temos Irmão em nossos Capítulos assim. Maaas como tudo tem um outro lado, o Grau de Chevalier também colocará uma responsabilidade muito grande nas costas desses Irmãos, onde deverão sempre demonstrar exemplo de condução de uma vida plena de moral e limpidez, sempre fazendo o bem e crescendo a cada dia que passa....

Bom galera, é isso que entendo e o que está escrito sobre esse grandioso Grau dentro da Ordem, espero que comentem e digam o que mais acham sobre esse post ;D

Um grande abraço, e até mais...(bóra pra diadema daqui a pouco! /o/)

Coroa Victor 

sábado, 7 de agosto de 2010

Os 21, por Danilo Barbosa

E ai pessoal, tudo ok?


Hoje no meu capítulo vai ocorrer mais uma posse. Para quem não sabe, posse é quando o início de uma nova administração dentro de um Capítulo DeMolay. Então, desde já, quero parabenizá-los por isso. Não somente os Conselheiros, mas a todos os irmãos ativos (isso inclui os Seniores Ativos também) que irão participar desse novo semestre.

Hoje quero falar um pouquinho de algo que ocorrerá na reunião de hoje, a Maioridade. Com certeza vocês sabem o que significa. Um DeMolay que atinge 21 anos de idade e deixa de ser um DeMolay ativo.

Então, já que vocês sabem, por que eu estou falando isso?

Estou falando isso, pois o caráter que a cerimônia da maioridade traz é, muitas vezes, entendida de maneira errado. Parece que na cerimônia, o DeMolay deixa de ser DeMolay.

Irmãos, alguns de nossos membros atingiram os anos da maioridade e agora deixam de ser membros ativos de nossa Ordem. É justo que devamos dar a devida consideração a esse fato e dar-lhes um adeus formal e fraternal como DeMolays ativos.

Viu, só deixamos de ser DeMolays ATIVOS. E isso quer dizer que nos não poderemos mais votar, candidatar-se, ou seja, perdemos nosso poder de decisão ativa dentro de um Capítulo. Isso não é ruim, pois a Ordem DeMolay é um corpo Juvenil e assim cabe aos membros jovens atuarem ativamente dentro de um Capitulo. Então nem preciso dizer que não nos tornamos EX-DEMOLAYS, por que continuamos trabalhando. Muitas vezes é nessa fase que muitos DeMolays começam a trabalhar ainda mais dentro da Ordem (Não estou dizendo que não trabalhamos antes).

O que acontece é que a Maioridade traz certa responsabilidade ao DeMolay. A partir desse momento nossas atitudes se tornam exemplos, nossa palavra tem muito mais repercussão. O Sênior DeMolay poderá participar do Conselho Consultivo e ajudará o Capitulo de uma nova forma, uma forma mais madura.

Espero todos vocês no Leste, SIM EU VOU ESTAR LÁ ESPERANDO!

Mais uma vez, parabéns aos ativos pela posse e que sejam bem vindos os novos Seniores.

Uma grande abraço, Irmão coroa Danilo.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

DEMOLAY BIZARRO por Wilson Negrão



Sou um grande fã de quadrinhos (na verdade de filmes de heróis, pois nunca li nem revista da turma da Mônica), meu herói favorito é o Superman (isso porque tenho quase 25 anos, se tivesse 14 seria o Bem 10). O que realmente da graça nessas histórias não são os heróis e seus super poderes, mais sim os vilões e a eterna batalha do bem contra o mau. Exemplo disso é que ninguém se interessaria pela história de um alienígena vindo do planeja Krypton que possui SUPER poderes e trabalha em um SUPER mercado, e a maior ação da história seria ele ganhar o prêmio de funcionário do mês, pois usaria seus músculos de aço e sua Super velocidade para empacotar as compras.

Vocês já ouviram falar no BIZARRO? Esse personagem é de longe o mais bizarro de todos os vilões da série do Superman. O Bizarro é um clone mal feito do Superman, ele entende as coisas no sentido oposto Salvar=Matar, Bom=Mau e Amor=Ódio 
(fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Bizarro), seria uma espécie de Superman com dislexia moral. E nesse contexto como vocês acham que seria o DEMOLAY BIZARRO?

O Demolay Bizarro seria direcionado a jovens com grande destaque na sociedade (passagem pela febem), ótimos alunos (completaram a quarta serie aos 15 anos), boa índole (roubar, só se for para comprar drogas), ótimas aptidões (bater carteira e furtar carros), vida saudavél (usando crack e cheirando cola), bom convívio familiar (o pai ele não conhece e a mãe ele visita 1 vez por mês na cadeia), esse jovem seria um exímio cavalheiro (mataria sua ex namorada e daria de comida aos cachorros). O Demolay Bizarro formaria futuros líderes (com gabarito para assumir o controle de qualquer morro, cuidando e zelando do tráfico de drogas).

As reuniões seriam interessantes (os malhetes seriam AR15 e o mestre de cerimonias andaria com uma 12 a tira colo). Os livros escolares seriam a ultima edição da sexy e playboy e o livro sagrado seria representado pelo corpo de algum idiota que se atreveu a questionar o mestre conselheiro. Não podemos esquecer das sete virtudes bizarras: ressentimento familiar, reverência ao dinheiro, vai se fuder, individualismo, trairagem, pura sacanagem e Brasil que vá a merda. Por fim até o nome da ordem deveria ser diferente, que tal... Ordem Hitler.

O mais BIZARRO de tudo isso é que vejo essa ordem todos os dias, diferente da Ordem Demolay tradicional, essa outra adora estampar seus feitos na televisão e nos jornais, pois o medo e a insegurança fortacem a bizarrice, e no final você se ve sendo obrigado a digerir essas atrocidades. A solução para tudo isso é até simples, depende somente da consciência de cada um, na hora de votar, de cobrar e principalmente na hora de agir. O mais complexo dessa história é se situar, e saber a qual ORDEM você realmente pertence!

Eu já fiz a minha escolha... e vocês?

Hasta la vista baby
                        Wilsão