sábado, 26 de junho de 2010

Ser Um DeMolay, por Danilo Barbosa



Olá querido irmãos, tios, tias, primas, amigos e visitantes.

O que é ser um DeMolay?
Aposto que todo DeMolay já fez essa pergunta a si próprio, também aposto que cada irmão que fez isso, não chegou a uma resposta definitiva. Ser DeMolay é tão complexo e intenso que nos impede a formular a própria definição.
Todos nós sabemos que não basta ter iniciado e elevado para sermos DeMolays. Somente é um verdadeiro DeMolay aquele que vivencia a Ordem DeMolay no seu mais amplo conceito e peso dentro de sua vida. Sabemos também que ser um DeMolay é, a grosso modo, aplicar em sua vida as sete virtudes sagradas que norteiam toda a simbologia DeMolay, entretanto isso é extremamente difícil.
A Iniciação dá um prenúncio aos Candidatos de ser como é um DeMolay: um jovem que leva uma vida pura e varonil, praticando as virtudes que conduzem a uma vida pura, reta, patriótica e reverente, se preparando para se tornar um grande homem no futuro.
Como já foi dito, a prática das sete virtudes é o atributo de um verdadeiro DeMolay. Com o amor filial ele se tornará o filho que deve ser. Reverenciando as coisas sagradas ele cumprirá todas as suas obrigações com o Pai celestial. Sendo cortês, ele terá as relações com os semelhantes humanos de forma tal que se torne um foco de luz e cidadania na sociedade, portando-se de maneira correta, seja com os conhecidos ou com os desconhecidos. Ao praticar o companheirismo, nos associamos aos melhores amigos possíveis, ou seja, nossos irmãos, que gostam de nós pelo que somos, e em conjunto, procuram a melhoria da espécie humana. Sendo fiel a todas as virtudes, o DeMolay se firma como líder e como ser humano. Buscando a pureza, se torna o DeMolay alguém determinado no bem e na virtude. E com a prática de todas as virtudes anteriores, torna-se o irmão um verdadeiro patriota, sendo o construtor de uma nação melhor.
A Prática das Virtudes é o mais sagrado dos compromissos; de cunho subjetivo, está intimamente ligado à vivência filosófica. O compromisso é se tornar um ser humano melhor. Não há como ser cobrado. Somente nossa consciência pode ditar quanto estamos em conformidade com a Verdade e qual é nossa Verdade. Somente em nível pessoal e no transcorrer dos fatores diários é que pode ser demonstrado o quanto podemos crescer e quanto crescemos.
O Estudo dois graus da Ordem DeMolay faz com que todos os membros tenham acesso ao maior número de informações sobre a Ordem, para que seja efetiva e válida sua afiliação à Ordem DeMolay. O Verdadeiro DeMolay é aquele membro da Ordem que é apaixonado pelos estudos e pelo conhecimento. Conhece sua Ordem de cabo a rabo, não somente na questão do texto do ritual, mas também sua essência. Faz de sua vivência na Ordem algo muito além de uma fórmula vazia.
A Freqüência em que todos os DeMolays ativos devem cumprir seus deveres para com a Ordem. Freqüentar as Reuniões, Grupos de Estudo e principalmente estar presente nos trabalhos realizados pelo Capítulo. Isso nos faz ganhar experiência engrandecendo nossa própria vida.
Um DeMolay tem Senso Moral, nossos sentimentos e ações nos movem em relação ao nosso semelhante. Por exemplo, quando sabemos que milhares de pessoas morrem por dia com fome, sentimos piedade. Quando sabemos algo sobre injustiças, ficamos indignados. Ficamos felizes quando presenciamos atos de bondade de nossos semelhantes, e assim por diante. Assim, o senso moral refere-se aos valores (justiça, honradez, espírito de sacrifício, integridade, generosidade), a sentimentos provocados por valores (admiração, vergonha, culpa, remorso, contentamento, cólera, amor, dúvida, medo) e as decisões que conduzem a ações com conseqüências para nós e para os outros, tendo como referencial o bem e o mal e o desejo de felicidade. Também diz respeito às relações que mantemos com os outros e, portanto, nascem e existem como parte de nossa vida.
Um DeMolay tem comportamento ético. É consciente de si e dos outros, ou seja, é capaz de refletir e de reconhecer a existência dos outros como pessoas realmente iguais a eles;
Um DeMolay é dotado de vontade, ou seja, tem capacidade para controlar e orientar desejos, impulsos, tendências, sentimentos (para que estejam em conformidade com a consciência) e de capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis;
Um DeMolay é responsável. Reconhece-se como autor da ação, avalia os efeitos e conseqüências dela sobre si e sobre os outros e assumi as suas conseqüências, respondendo por elas;
Um DeMolay é livre, é capaz de decidir por si mesmo por seus valores sentimentos, atitudes e ações. Não é submetido a poderes externos que o forcem e o constranjam a sentir, a querer e a fazer alguma coisa que acha indigna. A liberdade não é tanto o poder para escolher entre vários possíveis, mas o poder de autoconhecimento e autodeterminação, dando a si mesmo regras de conduta.
Então, o que é ser um DeMolay?
Ser um DeMolay é ser um jovem que decidiu se dedicar a elevados princípios morais, cívicos, filosóficos, éticos e espirituais, e que se afiliou a uma Ordem de semelhantes irmãos, que tem por emulação o exemplo de Jacques DeMolay. Nem todo membro da Ordem DeMolay o é de verdade. Somente a vida e o coração de cada irmão podem dizer quem é ou não é um VERDADEIRO DEMOLAY.

Então meus irmãos, O QUE É SER UM DEMOLAY PARA VOCÊS?

Um Grande Abraço, Irmão Coroa Danilo

9 comentários:

  1. A essência da Ordem são as virtudes...
    Faça delas... luzes... um candelabro... e leve sempre à frente de vosso caminho... e terá sucesso.
    Eu disse à frente... em primeiro lugar...

    ResponderExcluir
  2. Me perguntaram isso hoje, e eu nao consegui responder mto bem! eu sempre me embanano, mas acabo sempre dizendo: "eh uma instituição que lapida oq vc tem de melhor! fazendo com que vc se encontro e se torne uma melhor pessoa para a sociedade e para vc mesmo"

    ^^ Ótimo post Irmão Danilo, vai ajudar a esclarecer muitas coisas!

    ps: cade os irmãos iniciáticos que aqui não comentam? ¬¬

    ResponderExcluir
  3. @Rafael eu to aqui marcando presença! o/
    Bom, quanto ao que eu considero o DeMolay, creio que é como uma escola que ao invés de nos ensinar como ser bons estudantes através dos livros, nos ensina a ser bons cidadão através da convivência.
    Espero que não esteja totalmente errado. ;s

    ResponderExcluir
  4. DEMOLAY... É SÓ UMA ISCA PARA PEGAR OS INOCENTES PARA ENTRAREM NA MOÇONARIA!!!
    PQ SE FOSSE UMA COISA BOA NAO HAVERIA MISTERIO NENHUM!!!

    ResponderExcluir
  5. Na próxima sessão branca! vc está convidado a nos conhecer, só uma coisa! é mais elegante se identificar afinal de Troll o mundo já está cheio! e não pretendemos alimentar nenhum aqui!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, posso te esclarecer qualquer dúvida, sério, muitas pessoas tem a imagem errada sobre a ordem, criei esse blog pra justamente mostrar que não existe mistério algum, a ordem DeMolay com certeza é um das melhores lições de crescimento que muitos jovens experimentam

    ResponderExcluir
  7. Com Certeza irei descobrir oque é ser Um DeMolay.
    Estarei me iniciando na Ordem Dia 9 de Outubro.
    Hiper feliz e Ansioso.

    keyr01z@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Torna-se cavaleiro OU DEMOLAY e recebe a mais nobre missão dada por NOSSO PAI CELESTIAL E PROCURA SE ESPELHA NOS SEU MAIS PROFUNDOS E SUBLIMES MISTÉRIOS. você e pedra. da coroa. vc é exemplo maior que a ordem tem, então Nunca ...Nunca demonstrar medo diante de seus inimigos; ser bravo e justo; dizer a verdade sempre, mesmo que isso o leve à morte; proteger os mais fracos e não agir errado.

    Gil Mariano - Admirado da Ordem.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Comentem!!! Queremos seus ideias!